Google
 

*Rádio Comunic - PCP - * *CDU SEMPRE EM DEFESA DAS POPULAÇÕES *
Quinta-feira, 1 de Maio de 2008

PARA, LER REFLECTIR E AGIR

1º de Maio - Dia do Trabalho

 A data internacional surgiu após protestos 
e mortes de operários

 O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. 

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. 

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. 

------------------------   Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho  -----------------------

PARA LER, REFLECTIR E AGIR

"Estes brutos (os operários) só compreendem a força, uma força que possam recordar durante várias gerações..."
New York Tribune, 1886, sobre a repressão da greve na praça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos. 

"A prisão e os trabalhos forçados são a única solução adequada para a questão social" Chicago Times, 1886, 1886, sobre a repressão da greve na praça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos.

"Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou" 
Alberto Parsons, tipógrafo, 39 anos, operário que participou da manifestação de Chicago em 1886, ao apresentar-se voluntariamente à polícia. Foi preso e enforcado. 

"Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que vós estrangulais hoje"  Agust Spies, tipógrafo de 32 anos, antes de ser enforcado pela participação na manifestação de 1º de Maio de 1886. 

"Festa dos trabalhadores em todos os países, durante a qual o proletariado deve manifestar os objectivos comuns de suas reivindicações, bem como a sua solidariedade" Declaração do documento aprovado pelo Congresso Socialista de Paris em 1889, que instituiu o 1º de Maio como Dia Mundial do Trabalho.

 

CDU às 00:41
|


*Gabinete de Apoio CDU OEIRAS vereacaocdu@cm-oeiras.pt Telf:214406284*"


*ENTREGA DE ABAIXO ASSINADO NA VIMECA PELA COLOCAÇÃO DAS CARREIRAS EM CARNAXIDE- CLIC - NAS FOTOS*

.links

.posts recentes

. A LUTA CONTINUA DIA 28 DE...

. VAMOS PARA A SESSÃO PÚBLI...

. CDU POR CARNAXIDE

. DIA 5 DE JUNHO GRANDE ACÇ...

. Contra o M...

. A CDU É DIFERENTE

. CDU no Bairro LUTA pela C...

. Debate Público sobre Tran...

. MAIO está na RUA, A LUTA ...

. PARA, LER REFLECTIR E AGI...

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008